Blog

  • Home
  • Gravidez
  • ,
  • Saúde

Atividades físicas na gestação ajudam com a saúde da mãe e do bebê

No final da gestação, é normal que a mulher se sinta mais cansada e desconfortável, principalmente para caminhar, respirar e dormir. Para auxiliar nesta etapa, existem vários exercícios que visam melhorar a postura da gestante, minimizar a dor e diminuir a ansiedade com melhora da autoestima.

A dança é uma das opções para aliviar as dores das contrações durante o trabalho de parto. A técnica quebra a tensão e ansiedade da mãe e os hormônios liberados colaboram para tornar o trabalho de parto menos doloroso.

De acordo com o obstetra Mário Macoto Kondo, da Pro Matre Paulista, os exercícios auxiliam para que o trabalho de parto ocorra tranquilamente. “Com isso, o processo tem menos dor e estresse. É uma forma lúdica de envolver a gestante em um momento tão importante da vida dela e isso traz benefícios para a mãe e para o bebê. Cada gestante pode escolher algum exercício que seja adequado ao seu perfil”.

Atividades físicas na gestação ajudam com a saúde da mãe e do bebê

Mas a prática de atividade física por gestantes vai muito além de ajudar no momento da passagem do bebê pelo canal de parto. Fazer exercícios durante a gestação também previne diabete gestacional, pré-eclâmpsia e ganho de peso excessivo. Para que os benefícios sejam mais eficientes, no entanto, é importante iniciar a prática de atividade física com antecedência.

Com liberação médica, a partir dos três meses de gestação já é possível iniciar o trabalho de fortalecimento do assoalho pélvico, para adaptar o corpo para o crescimento do útero e a pressão que ele receberá nos nove meses de gestação.

“Exercitar o assoalho pélvico durante a gravidez traz benefícios imensos para a gestante, como a diminuição de dores, melhora da respiração e da pressão arterial e fortalecimento da musculatura”, explica Carlos Del Roy, Chefe do Centro de Assoalho Pélvico do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Atividades físicas na gestação ajudam com a saúde da mãe e do bebê

Aulas de ioga e de pilates também são ótimas opções para auxiliar no controle da respiração e fortalecer a musculatura pélvica. Independente de qual atividade a gestante escolha praticar, o mais importante é que ela se sinta bem para que tenha qualidade de vida durante todo o período de pré e pós-parto.

cr.: emais.estadao