Blog

  • Home
  • Saúde

Setembro Amarelo e Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo e Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo simboliza a campanha de sensibilização para a prevenção do suicídio. A campanha busca destacar a necessidade de debater e promover medidas relacionadas à prevenção do suicídio durante o mês inteiro. Desde 2014, a ABP e o CFM promovem campanha no Brasil para conscientizar e fornecer informações sobre prevenção do suicídio.

Dados sobre suicídio

O suicídio é um grave problema de saúde pública com impactos significativos na sociedade. De acordo com a OMS, anualmente, mais pessoas morrem por suicídio do que devido ao HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios combinados.

O suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, após acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. É um fenômeno complexo que pode impactar pessoas de diversas origens, gêneros, culturas, estratos sociais e faixas etárias.

De 2016 a 2021, as taxas de mortalidade de adolescentes aumentaram significativamente, conforme dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em setembro de 2022. A taxa para adolescentes de 15 a 19 anos subiu 49,3%, chegando a 6,6 por 100 mil, enquanto a taxa para adolescentes de 10 a 14 anos aumentou 45%, atingindo 1,33 por 100 mil.

Suicídio de trabalhadores

A campanha reconhece a importância do ambiente de trabalho na luta contra o estigma da saúde mental e no apoio a indivíduos com pensamentos suicidas. Especialistas destacam a importância de tratar o suicídio e a saúde mental no trabalho, ressaltando estresse, pressão, assédio e falta de apoio emocional.

Origem do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo surgiu em 1994 nos EUA após o suicídio de Mike Emme, apelidado de “Mustang Mike,” aos 17 anos. Após sua morte, durante o velório, cartões com fitas amarelas e a mensagem “Se precisar, peça ajuda” foram distribuídos por amigos e familiares. Essa ação inspirou o movimento de prevenção ao suicídio, que adotou o laço amarelo como símbolo.

 

Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone: 188, chat ou e-mail.